Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

11 dicas de como deixar o passeio com seu cachorro mais divertido!

Reading Time: 5 minutes

Passear com seu cachorro pode ser uma atividade divertida, tanto para você quanto para o seu amigão. Para garantir que o tempo separado para isso seja muito bem aproveitado, é necessário tomar alguns cuidados, que irão reforçar a segurança e alegria de ambos.

Separamos, no total, onze dicas que farão a diferença na hora do passeio com seu cachorro. Confira!

1. Crie um cronograma

O passeio é muito importante na rotina diária de um cachorro. É recomendado sair com ele todos os dias, principalmente se você mora em apartamento.

Escolha horários que combinem com o seu dia e tente sempre mantê-los, para que assim o cão relacione aquele horário com a caminhada. Um cronograma comum, que muitas pessoas utilizam, é passear de manhã, antes de sair para o trabalho, e à noite, antes de dormir.

2. Escolha o lugar ideal

O destino do passeio é um ponto que merece atenção. Prefira lugares arejados, sem movimento intenso e perto da natureza. Parques públicos são uma ótima pedida, já que preenchem todos esses requisitos.

passeio com seu cachorro - local ideal

Para não cair na mesmice, vale a pena passear em lugares diferentes de vez em quando. Dessa forma, o cachorro tem a oportunidade de explorar um local que ainda não conhece!

3. Espere o cachorro se acalmar

Seu cão é daqueles que você não pode nem pegar a guia que já começa a pular de alegria? Então, é importante esperar que ele se acalme antes de começar o passeio. Você pode colocar essa dica em prática durante os esforços para educar seu cão.

Tentar pôr a coleira e a guia em um cachorro agitado é uma tarefa muito difícil. Além disso, quando você faz o esforço de esperar que ele se acalme, ele começa a aprender como agir nessa situação, o que torna o processo bem mais rápido e fácil.

4. Recolha o cocô

Seja esse o objetivo de passear com seu cachorro ou não, ele vai querer “se aliviar” durante o rolê. Por conta disso, é indispensável estar preparado para recolher o cocô do cachorro durante o passeio.

Leve sacolinhas e lembre-se que não é nem um pouco agradável pisar num cocô durante uma caminhada, por isso faça esse favor para as outras pessoas!

5. Verifique a temperatura

Você e seu cachorro podem até aproveitar dias ensolarados e quentes, mas nem sempre isso é um sinal que é a hora do passeio. Se o chão estiver muito quente, as patinhas do cão podem ficar bem machucadas, o que vai gerar um incômodo por bastante tempo, visto que ele sentirá dor toda vez que colocar a patinha no piso.

passeio com seu cachorro - verifique a temperatura do chão

Para evitar que isso aconteça, você pode fazer um teste simples: coloque as costas de suas mãos no chão. Se você aguentar sem nenhum problema mantê-las no chão por 10 segundos, seu cachorro não terá problemas durante o passeio. Caso contrário, é melhor deixar para passear com ele em um horário em que o sol esteja mais brando.

6. Chame seus “aumigos”

Assim como nós, humanos, os cachorros também precisam socializar de vez em quando. Por isso, que tal chamar seus amigos que também possuem cãozinhos para fazer um passeio em grupo?

Durante o passeio, deixe o cão e seus amigos se cheirarem e conhecerem. Só é necessário tomar alguns cuidados: caso ele esteja agitado e lambendo o nariz, pode ser que esteja com medo ou querendo entrar em um embate. Nesses casos, evite o confronto.

7. Deixe o cão explorar

Ao chegar em um ambiente desconhecido, a gente gosta de se familiarizar com o espaço, não é mesmo? Os cachorros são iguais. Em um destino que ele não está acostumado, ele vai querer dar uma explorada. Ao invés de repreender, incentive a iniciativa!

passeio com seu cachorro - exploração

Essa exploração é muito rica, pois envolve conhecer um lugar novo e cheiros diferentes. Só fique de olho para evitar que ele entre em algum problema!

8. Escolha a coleira ideal

Mesmo se seu cachorro for treinado, é importante fazer os passeios com guia e coleira. Por isso, é importante escolher os modelos ideais para o cachorro.

A escolha da coleira e guia deve ser feita de acordo com o tamanho e comportamento do cão. Ao usar os itens ideais para as características do cachorro, o passeio fica mais tranquilo e corre-se menos riscos de machucar o cãozinho.

9. Mantenha o controle

Ao fazer um passeio com cachorro, é importante se colocar como líder. Se ele está te puxando e tentando fazer o próprio caminho, esse comportamento precisa ser corrigido.

passeio com seu cachorro - controle

A dica é treinar em casa antes de se aventurar pelas ruas. Coloque a guia, coleira e se posicione do lado do cachorro. Ande alguns passos e, caso ele tenha te acompanhado, dê uma pequena recompensa. Repita o processo, até que ele perceba qual deve ser seu comportamento e posição durante passeios.

10. Preste atenção no trânsito

Mesmo estando de guia e coleira, cachorros ainda são imprevisíveis. Por isso, tenha o cuidado redobrado com o trânsito em sua volta! Nunca deixe o cão atravessar ruas e avenidas sozinho, mesmo aquelas que parecem pouco movimentadas.

As regras são as mesmas que precisamos seguir quando estamos caminhando sozinhos: atravesse sempre na faixa de pedestres, olhe para os dois lados e não demore para atravessar.

11. Use os acessórios certos

Além de guias e coleiras, você pode usar outros acessórios durante o passeio. É interessante buscar formas de levar água e petiscos para os cães durante a caminhada, para estar preparado caso ele sinta sede ou fome.

Além disso, brinquedinhos que ele gosta podem ajudar a controlar o cachorro, além de ter o que fazer durante pausas do passeio.

Os cachorros podem enjoar de acessórios e petiscos assim como nós, por isso é recomendado sempre ter novos itens para ajudar na hora do passeio. Por conta disso, que tal conhecer a Box4Pet?

O clube de assinaturas para cachorros envia caixas todos os meses com petiscos, brinquedinhos, acessórios e muito mais para o seu amigo de quatro patas. Se interessou? Clique no banner para conhecer!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *