Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como usar petiscos para adestramento? Dicas práticas!

Reading Time: 2 minutes

O uso de petiscos para adestramento positivo; como fazer o melhor uso?

Quem tem cachorro em casa sabe o quanto eles adoram petiscos. Além de fazer a alegria dos mais gulosos, os petiscos são aliados quase que indispensáveis na hora do adestramento. Confere aqui nossas dicas para aproveitar o máximo desse aliado.

Adestramento positivo; o que é?

O adestramento positivo é um método razoavelmente simples de reforçar comportamentos desejáveis e ensinar truques. Por isso, se tornou o método preferido de adestramento da maioria dos donos de pets. O método é baseado no estudo de um psicólogo norte Americano que determinou que adicionar alguma recompensa à um comportamento poderia estimular o animal a repetir este.

Para que isso funciona, precisa seguir algumas orientações:

Escolha da recompensa

Os petiscos são naturalmente uma opção de recompensa muito boa, mas existe outras possibilidades. Cada um pode escolher uma recompensa diferente de acordo com a personalidade e o gosto do seu animal. Por exemplo, alguém pode escolher brincar com o cachorro, oferecer carinhos ou até usar palavras animadoras como recompensa. 

Por outro lado, é importante considerar o lugar e o nível de distração que ele potencializa para seu cachorro na escolha da recompensa ideal. Afinal se o nível de distração for muito alto pode ser necessário usar o petisco favorito dele para atrair a sua atenção. Do mesmo modo, quando estiver em casa com nível distração baixo, uns carrinhos ou umas palavras bem escolhidas podem ser suficientes.

Preste atenção no seu cachorro

Para que o adestramento positivo funciona, o cachorro tem que associar o comportamento à recompensa. Logo é preciso prestar bastante atenção a seu cachorro para dar o petisco no momento certo. Por exemplo, se você quer que ele faça as necessidades num lugar reservado, precisa monitora-lo e dar o petisco assim que ele terminar de fazê-lo. Pois esperar muito tempo depois pode fazer com que ele não associe a recompensa ao comportamento.

Faça uso estratégico dos petiscos para adestramento

Muitas pessoas dão recompensa no momento errado, e acabam reforçando comportamentos indesejáveis. O importante é entender que ao dar petiscos para fazer o cão parar de latir ou de pedir comida na mesa, você está reforçando o comportamento que é indesejável. Em consequência, seu cachorro entende que esses são comportamentos desejáveis e provavelmente vai fazê-lo de novo. 

Escolha do petisco

Com tanta variedade de petisco no mercado, pode ficar difícil escolher o melhor para seu cachorro. Nesse caso, fazer uma assinatura com a Box4Pet pode ser a solução para quem quer experimentar uma variedade de petiscos para seu cachorro, sem sair de casa. Assine o clube Box4Pet para receber todo mês uma seleção de petiscos, brinquedos, e vários outros itens para seu cachorro!

Agora que você sabe porque o uso de petiscos para adestramento pode ser util, é bom lembrar que eles não substituem uma alimentação completa. Se tiver uma dúvida sobre o uso de um petisco, entre em contato com seu veterinário. 

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *