Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Como ter cachorro em apartamento?

Reading Time: 3 minutes

Atualmente, cada vez mais pessoas moram em apartamentos e, consequentemente, mais cães estão nesses locais. Por mais que pareça complicado, aprender como ter cachorro em apartamento exige apenas algumas adaptações de rotina e do espaço para ter uma boa experiência.

Para te ajudar, separamos dicas importantes para você e seu cãozinho curtir o apê. Boa leitura!

Confira as regras de seu condomínio

Antes de adotar seu novo cachorro, verifique quais são as regras sobre animais de seu condomínio. Em maio de 2019, o Supremo Tribunal de Justiça determinou que condomínios não podem proibir moradores de terem animais, desde que os pets não apresentem riscos à segurança, higiene, saúde e sossego dos outros condôminos.

Por isso, é recomendado escolher um cãozinho de porte pequeno a médio e tomar as providências para garantir que ele não cause problemas no prédio. Por mais que a proibição seja ilegal, podem existir outras regras sobre o assunto. Procure ler o regimento interno do condomínio e, caso tenha alguma dúvida, converse com o seu síndico.

Faça brincadeiras adaptadas

Parte do processo de aprender como ter cão em apartamento se resume em adaptar coisas que, normalmente, exigem maior espaço para a sua realidade. Existem diversas brincadeiras com cachorros que podem facilmente ser feitas, com pequenas modificações nesses espaços.

Jogar a bolinha, por exemplo, é uma clássica brincadeira, que diverte e aproxima o cão e seus tutores. Por isso, vale adaptar a brincadeira. Ao invés de jogá-la, que tal rolar a bolinha? Dessa forma, você diminui o risco de danificar algum objeto da casa. Na velocidade certa, a brincadeira mantém a mesma diversão e desafio para o cachorro.

Verifique se há espaço o suficiente

Apartamentos costumam possuir espaço reduzido. Por isso, antes de adotar um cachorrinho, pergunte ao atual tutor qual é a personalidade dele — cães muito ativos precisam de bastante espaço para explorar e gastar sua energia. Caso pretenda comprar um cão, escolha uma raça dócil, como shih tzu e spitz alemão.

Seja como for, é importante que, principalmente no começo, o cão conte com um cantinho só dele. Espaços como lavanderia e despensas dão conta dessa demanda.

Garanta a infraestrutura necessária

Ter cachorro em apartamento exige uma adaptação da infraestrutura, para garantir conforto e segurança. Antes de tudo, é extremamente recomendado colocar telas de segurança nas janelas. Muitos pensam que esse cuidado é necessário apenas para gatos, mas cães, principalmente filhotes, podem sofrer acidentes sem essa peça de segurança.

como ter cachorro em apartamento - o que você precisa ter em casa

Além de telas, equipe o apartamento com itens básicos, como caminha, comedouro e bebedouro, brinquedos e o que for necessário para garantir o aconchego do animal. Caso ele vá passar bastante tempo sozinho, é recomendado investir em brinquedos especiais.

Ensine o cachorro onde se aliviar

Para evitar problemas, seja dentro do apartamento ou com seus vizinhos, vale a pena treinar o cachorro. Uma das coisas que donos de cães em condomínios mais buscam é educá-lo para fazer suas necessidades no lugar certo, como em um tapete higiênico.

Para obter essa conquista, leve o cão algumas vezes por dia, e depois das refeições, até o tapete. Mesmo que ele não use todas as vezes, estimule que ele vá até o local regularmente.

Todas as vezes que o cão fizer xixi fora do tapete, ignore por alguns momentos antes de limpar. Agora, quando ele se aliviar no lugar certo, recompense com algum petisco.

Atualize os presentes

É importante que petiscos e brinquedos, principalmente na hora da educação, sejam atualizados. Isso porque, igual a humanos, cachorros também enjoam das coisas, principalmente se não há variabilidade.

Uma boa forma de ficar por dentro das novidades de brinquedos, petiscos e itens de higiene para seu cachorro é assinando um clube de assinaturas para pets. A Box4Pet envia, mensalmente, uma caixa recheada de presentes para o seu cãozinho! Se interessou? Clique no banner e conheça!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *